Um blog in natura

Amigo Leitor, este blog é escrito ipse litere sem revisão gramatical e de sintaxe. O objetivo de meu blog é escrever in natura, na medida na qual desenvolvo o pensamento, o meu insight primeiro. Após escrever realizo a postagem imediata e não releio mais o artigo e só acesso o blog para a próxima postagem. O Blog é um "diário" e não seria esta a filosofia de um diário? Por este motivo há diferenças, acentuadas, nas versões do artigos aqui postados e os mesmos na Mídia. Aqui não há revisão seja gramatical ou ideológica. Sugiro desta maneira que se detenha no desenvolvimento da linha do pensamento exposto. Comente, debata e opine! Idéias se combatem com Idéias melhores......

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Exorcismo Católico

Durante a semana recebi alguns e-mail´s sobre a questão do exorcismo católico. Em nosso Apostolado, alguns membros do Rio de Janeiro e até mesmo de alguns outros Estados tem recorrido ao nosso mui estimado Padre Nelson, pároco da Igreja de Sant´anna, no Centro da capital Carioca.

Nesta semana, estive na Igreja do Padre Nelson pois a situação do Rio de Janeiro, beira a uma possessão coletiva, no sentido literal, e alguns dos jovens que tomam contato conosco tem apresentado uns sintomas estranhos e que jugamos serem de origem Preternatural.

Não sabemos a origem, mas a verdade é que todos os dias, o dia todo estamos de frente de situações que são de má influência. Detecta-las é cada mais dificil, uma vez que banalizamos os erros e as imoralidades. (Classifico de Imoralidades as ações anti-naturais de forma genérica).

Num ambiente verdadeiramente cristão estamos, ou deveríamos estar, mais atentos a tudo que agride a Honra e Gloria de Cristo e de seus irmãos, feitos a sua imagem e semelhança.

Na Igreja de Sant`anna vimos em seus 90 anos a experiencia de um Sacerdote junto a esta temática, cada vez menos valorizada na Igreja pós Vaticano II. 

Um sacerdote santo e um pároco determinado por seu rebanho, me lembro de Sã João Maria Vianney. Padre Nelson,  Cura de Sant´anna.

O Nosso Priorato determinou em nosso capitulo que todos, sem execeção no Rio de Janeiro, iremos participar das reuniões, como fíeis, na Igreja de Sant´anna. A nossa luta, a luta que se travará em 2009 será a pior de todas e como não poderemos revelar de imediato ao grande público. 

ABAIXO DOU ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O EXORCISMOS;

 

 


Exorcismos na Bíblia

 

O Antigo Testamento, embora reconheça a atuação do demônio a partir da tentação e da queda de Adão no paraíso, praticamente não alude a uma ação maléfica direta do diabo sobre os homens.

Foi no judaísmo antigo que se atribuíram ao demônio intervenções muito concretas na vida cotidiana. O Livro de Tobias (século II a.C.), de influência assíria, narra um exorcismo praticado mediante a oração e utilização das vísceras de um peixe.

No Novo Testamento, que não apresenta modificações essenciais no que se refere ao exorcismo, o Evangelho de Marcos é o que insiste de maneira mais realista nos exorcismos praticados por Jesus e por seus discípulos. Em certos casos, trata-se de expulsar o demônio do corpo de possessos ou lunáticos. Em outros, da cura de enfermidades atribuídas à ação do demônio. Os evangelistas se servem dessas vigorosas ilustrações para demonstrar a vitória de Jesus sobre Satanás e também para mostrar como seu povo se libertou do pecado. "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso" (João - 12:31). Esses milagres seriam um sinal da instauração do reino de Deus. "Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós" (Mt - 12:28).

 

 

Exorcismos na história da Igreja

 

As curas e os exorcismos foram comuns na igreja primitiva. Com o reconhecimento oficial da Igreja sob o imperador Constantino, os exorcismos carismáticos, realizados informalmente por qualquer cristão, deram lugar à institucionalização da função do exorcista. O Rituale Romanumreuniu mais tarde, diversos ritos de exorcismos para situações variadas. Também as igrejas reformadas estabeleceram tais ritos.

O racionalismo do século XVIII conseguiu explicar muitos mistérios supostamente sobre-humanos, o que também sucedeu, de modo ainda mais intenso, com a descoberta do hipnotismo e da psicologia profunda no século XIX. A Igreja Católica, como também algumas denominações protestantes, admite os exorcismos ordinários, contidos no rito do batismo, como símbolo da libertação do pecado e do poder do demônio. Pratica-se o exorcismo ordinário na bênção da água batismal e na sagração dos santos óleos. Os exorcismos solenes, que têm por objetivo expulsar o demônio do corpo de um possuído, são práticas raríssimas e só confiadas, mediante permissão episcopal, à sacerdotes muito experientes.

O exorcismo católico inicia-se com a expressão latina "Adjure te, spiritus nequissime, per Deum omnipotentem" (eu te ordeno, espírito maligno, pelo Deus Todo-Poderoso). O processo pode ser longo e extenuante, chegando a se estender por vários dias. A possessão está associada ao mal. O processo de libertação é feito de forma dramática e violenta. Os exorcistas recorrem as preces, água-benta, defumadores, essências de rosas e arruda. O sal que é associado à pureza espiritual também é utilizado.

Porém, o cristianismo deste século tem uma atitude dividida em relação ao exorcismo. Por um lado, mantém distância de sua prática, atuando mais próximos a psiquiatras e médicos e autorizando estudos para esclarecer este fenômeno. Mesmo assim, a Igreja oculta os casos confirmados de possessão a prática dos rituais de expulsão. Ainda, o Papa João Paulo II declarou ter aplicado o exorcismo sob uma jovem, em 1982.

Um relatório sobre exorcismo foi compilado pela Igreja da Inglaterra, em 1972, por uma comissão que incluía represen- tantes católicos e um consultor psiquiatra. Apesar de pretender desbancar as possessões, acabou fortalecendo esta idéia quando relacionada à possessão de lugares: "a interferência demoníaca... é comum em lugares não consagrados... assim como em conexão com sessões espíritas".

Porém, este relatório considera exorcismos de pessoas extremamente duvidosos. À luz da Igreja moderna, aqueles que se julgarem possuídos, devem, prioritariamente, procurar a ajuda de um médico ou psicólogo. Recorrer a um sacerdote cristão é considerado último recurso.

O padre Gabrielle Amorth, diz ter realizado aproximadamente 50.000 exorcismos mas considera que somente 84 foram possessões autênticas. O sacerdote diz que os sintomas incluem força física sobre-humana, xenoglossia (a fala espontânea em língua que não foi previamente aprendida) e revelações de segredos sobre as pessoas.

O cânone dominicano Walker, de Brighton, que coordena o Grupo de Estudos do Exorcismo Cristão, lembra de somente sete casos genuínos durante sua vida religiosa: "Normalmente, tudo que é preciso são conselhos e rezas".

 

 



9 comentários:

Anônimo disse...

Ola...boa parte da minha vida (não me lembro quando começou)sempre me senti muito estranho...não consigo andar direito, sinto cansaço o tempo todo, tonturas, medo anormal de muitas coisas, e principalmente uma voz na minha cabeça que se traduz na forma de uma vontade quase que incontrolavel de fazer coisas imorais(anti-naturais de forma genérica).eu estou arruinando minha vida, machucando as pessoas, mas não consigo perceber nada disso na hora, tudo por causa dessa vontade incontrolavel. poderia ser isso um caso de influencia demoniaca, ou só um caso psicologico???

João Carlos disse...

Prezado Irmão,

Há situações e situações. Na normalidade um problema esta relaconado ao outro. Sugiro que caso resida no Rio de Janeiro, Capital, procure o Padre Nelson aos sábados, as 7hs da manhã, na Matriz da Igreja de Sant´anna, no Centro da Cidade, nas cercanias da Praça Onze. São realizadas as missa de exorcismos neste dia.

Anônimo disse...

olá...como assim na normalidade um problema esta relacionado ao outro???

Anônimo disse...

olá esse pe.nelson teria algum e-mail,orkut ou msn? gostaria de conversar com ele, antes de ir la.

Eduardo disse...

Olá , me chamo Eduardo , resido no Estafo do Paraná , faço parte do ministerio de oração por cura e libertação da rcc. Gostaria muitissímo de me comunicar com a pessoa que escreveu os comentario usandso o nome "Anonimo" por favor se ler esse comentario me add no msn = dudu_michewski@hotmail.com. Peço que Jesus venha te lavandop curando e libertando todo o seu ser.
abraços.

Eduardo disse...

Olá , me chamo Eduardo , resido no Estado so Paraná ; sou ministro de oração por cura e libertação. gostaria de me comunicar com a pessoa que escreveu os comentarios usando como nome " anonimo" tenho experiencias em casos como os seus. me add no msn/orkut.msn =dudu_michewski@hotmail.com.
Desde já peço que Jesus te lave , cure e liberte no poderr de seu preso sangue.
Abraços...

Unknown disse...

Olá, me chamo Cláudia e gostaria muito de entrar em contato com um Padre Exorcista, pois preciso de ajuda. Tenho um problema espiritual que só um Padre deste nivel pode me ajudar. Por favor.O assunto é sério. Abraços....

Zuca C disse...

Como saber se uma pessoa está sob obsessão malígna? Ñ digo possessão, mas obsessão ou tentação. Pode espíritos imundos ou o próprio satanás tentar em sonho? Depois que fui crismada pensei estar livre destes sonhos, porém no dia 30 de maio o tive novamente. Sempre os venço no sonho. Antigamente eu pensava que não passava de pesadelo,e mesmo sem saber que Jesus expulsava demônios, eu, em sonho, os expulsava a todos. Ao me firmar em Cristo em 2005 participei com o padre Marcelo (pelo rádio) de uma semana de oração para libertação.Ao fim da oração senti um aperto tão grande no pescoço como se fosse sufocar. Os sonhos retornaram mais três vezes.Só que da primeira vez foi uma legião deles.A luta foi infernal.Expulsei a todos,mas acordei exausta,garganta seca de tanto expulsá-los. Na segunda vez veio um só, mas esse era como se fosse o próprio satanás. Simplesmente eu me afastei dele, e em sonho, disse que Deus o repreenderia.No último 30 de maio de 2010 (já crismada) sonhei com um espírito muito enfurecido.Este era diferente.Horrível, mostrou-me o "rosto" mas eu novamente o venci.O que será isso?

Fernando LUiz Gonçalves Junior disse...

Bom dia, me chamo Fernando e sou morador de Petrópolis RJ, a cerca de dois anos inciei um relacionamento e minha mãe se transformou diante disso, nos ultimos tempo só de me ver com minha noiva ela fica agresiva, falando com uma voz estranha e com uma força incontrolável.. E todas a veses que ela esta desse estado as afeições dela muda drasticamente. Esse semama numa dessas crises ela quebrou todas a imagens de Nossa Senhora Aparecida, Imagens de Jesus Cristo e tudo relacionado a igreja... Falou muito em Satanás que ele estava com ela e que ele ira ajudar ela acabar com minha vida. Por favor me ajuda:

Fernando LUiz
fernandoluiz.junior@oi.com.br