Um blog in natura

Amigo Leitor, este blog é escrito ipse litere sem revisão gramatical e de sintaxe. O objetivo de meu blog é escrever in natura, na medida na qual desenvolvo o pensamento, o meu insight primeiro. Após escrever realizo a postagem imediata e não releio mais o artigo e só acesso o blog para a próxima postagem. O Blog é um "diário" e não seria esta a filosofia de um diário? Por este motivo há diferenças, acentuadas, nas versões do artigos aqui postados e os mesmos na Mídia. Aqui não há revisão seja gramatical ou ideológica. Sugiro desta maneira que se detenha no desenvolvimento da linha do pensamento exposto. Comente, debata e opine! Idéias se combatem com Idéias melhores......

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A UPP, A Cidadania e a politica.

Quando se esta num lado da corda, em um cabo de guerra e cujo os lados, antes de ceder à derrota dá indícios de que irá romper a corda e de tal forma, ambos cairão sem que haja vencedores ou vencidos…

Em síntese, é desta forma que há alguns anos, como Narrador-Observador, acompanhava as inúmeras politicas de segurança pública. Desde a gratificação faroeste do Governador Gato-Angorá, passando pela omissão do nada-saudoso Leonel Brizola e pelos “diálogos” do casal Garotinho.

De todas, vejo nas Unidades Pacificadoras, uma opção de se criar um ambiente saudável para o resgate da cidadania e da dignidade nestas comunidades. E mais, vejo como obrigação do terceiro setor e do Clero garantir à população destas áreas o acesso a todos os direitos que lhe são devidos e que por anos foram negados, sistematicamente, pela restrição de acessibilidade.

Polêmicas, à parte, não creio ser o momento de discussão sobre as opções ou alternativas a serem usadas em substituição as UPP´s, mas creio de ser de vital importância, aproveitar a oportunidade para promover o resgate social das milhares de pessoas que vivem nestas comunidades.

É dever do Estado ressarcir-los no quesito de inclusão nos equipamentos de educação, saúde, Lazer e de empregabilidade.

A comunidade do Santa Marta, através do PSF vêm demonstrando ser um exemplo viável e bem sucedido nesta meta de integrar comunidade e governo. A Sensibilidade de seus gestores, uniu-os mais diversos órgãos – de forma informal – com a vida quotidiana da comunidade e do próprio Saúde Presente. Através de -e-mail´s informativos e repassados pela rede mundial de computadores, centenas de servidores públicos, das mais diversas esferas, tomam conhecimento e são convidados a interagir com o dia-a-dia da comunidade. Pioneira ação, de uma custo reduzido e de grande impacto.

São estes tipos de atividades que vejo serem viáveis ao serviço público, mas com mais incentivo pelos gestores, que atualmente são omissos e se ocupam mais das aparições em TV, do que com a qualidade do serviço prestado e seus desdobramentos.

Nenhum comentário: